redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 14 de janeiro de 2024.

Guerra ao mosquito da dengue

Equipes da Sesau e Sisep inspecionaram mais mil imóveis no Jardim das Macaúbas no combate ao mosquito

Por Gilson Giordano em 12/08/2019 às 15:25

O volume de material retirado é equivalente a três caminhões baú, totalizando aproximadamente 4,5 toneladas (Foto: Divulgação)

O trabalho de mutirão realizado por equipes “força tarefa”, de Educação em Saúde da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) que nesta segunda-feira (12) contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), estiveram nesta segunda-feira (12), pela manha, no Jardim das Macaúbas, localizado no bairro Centro-Oeste, na região do Anhanduizinho.

Fundado no dia 7 de julho de 1.982, a localidade, tal como outras no mesmo bairro que e formado por 13 parcelamentos, também enfrenta os problemas de doenças transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação mobilizou uma equipe formada por 67 profissionais e juntos, inspecionaram 1,4 mil imóveis e retiraram ainda 4,5 toneladas de materiais inservíveis de pequeno e grande volume que foram recolhidos durante trabalho de combate ao mosquito da dengue.

 Além da eliminação de criadouros do mosquito, a ação também buscou conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados, mesmo em épocas menos chuvosas, através da atuação da equipe de Educação em Saúde da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), que percorre locais de grande circulação de pessoas, como comércios e igrejas, por exemplo, fazendo este alerta.

Ao todo, foram inspecionados 1.354 imóveis, onde foram encontrados nove focos do aedes. Outras 1.065 propriedades que foram visitadas estavam fechadas, não sendo possível a entrada de nenhum agente para vistoriar esses locais.

Um dos graves problemas, mas que e do “cotidiano” e quanto ao grande número de garrafas e pneus velhos que são jogados aleatoriamente, servindo como potencial criadouro aos mosquitos. Apenas quanto a esse “item”, foram eliminados 679 depósitos que, com qualquer acumulo de água, virariam novos focos de infestação.

O volume de material retirado é equivalente a três caminhões baú, totalizando aproximadamente 4,5 toneladas. A quantidade de pneus descartados de maneira irregular também chamou a atenção.

“É preciso que os donos de borracharias e a população em geral tenham consciência de que não se podem jogar esses materiais (pneus) em qualquer lugar. A gente pede que eles busquem se informar sobre a maneira correta de fazer o descarte” reforça o chefe do serviço de dengue da CCEV, Vanderlei Roberto.

Mutirões

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), através do Centro de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), realizará diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Nesta terça-feira (13) o trabalho será realizado no bairro Los Angeles, também localizado na região do Anhanduizinho. Até o fim do mês, os agentes devem percorrer também a região do São Conrado e Paradiso.

Dados epidemiológicos.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, no mês de julho foram notificados 474 casos de dengue, o que representa uma redução de quase 80%, quando se comparado com o mês anterior. Em junho foram registradas 2.281 notificações.

De janeiro até agora foram mais de 38 mil casos da doença notificados, sendo 8,7 mil confirmados e oito óbitos. Foram notificados 397 de zika e 201 chikungunya no mesmo período. Boletim epidemiológico completo disponível aqui.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões